top of page
Foto do escritorKevin O'Neill

Sua estratégia ESG em 2022 (Parte 1): 5 formas que os relatórios ESG impulsionam os negócios

Atualizado: 30 de ago. de 2022



Você está priorizando a estratégia e relatórios ESG em 2022? Se não, você deveria.


Seu negócio, estando preparado para isso ou não, em breve sofrerá o impacto das grandes mudanças no mundo ESG na sua organização. Através de uma combinação de pressão dos investidores , regulamentações mais rigorosas, preferências do consumidor, e mudança nos planos de compensação para os executivos, as expectativas para que as empresas sejam mais transparentes e sustentáveis estão crescendo.


ESG é mais do que coletar dados e publicar um relatório. É uma mudança fundamental nos incentivos que impulsionam as decisões de negócios. Não é fácil para as empresas se adaptarem em um mundo cada vez mais centrado em ESG; os líderes empresariais estão, compreensivelmente, nervosos em reportar suas estruturas públicas, como GRI e SASB, e apresentar sua roupa suja para o mundo ver.


Felizmente, você não precisa ser a Patagônia para ser visto como uma empresa sustentável.


A maioria dos investidores e agências de classificação, medem o desempenho ESG de uma empresa em relação ao de seus pares, e entendem que cada setor tem seus próprios desafios que podem estar além do controle de uma empresa individual. Reunir compromissos realistas e cumprir suas metas a cada ano, pelo menos mostra que você leva a sério o desenvolvimento sustentável. Mas talvez o mais importante seria fazer investimentos em práticas de negócios sustentáveis o que mostra que sua empresa está focada no sucesso a longo prazo.


Como os relatórios ESG alimentam os lucros e resultados das empresas.


Uma das principais razões pelas quais investidores e executivos adotaram o ESG tão rapidamente é que ele é lucrativo. Existem muitos estudos mostrando uma correlação positiva entre ESG e retornos ajustados ao risco de longo prazo.


O movimento ESG é liderado principalmente por investidores que consideram as informações ESG como dados materiais financeiros. Esses investidores consideram as empresas que estão fazendo os investimentos necessários para um futuro mais sustentável, como melhores investimentos a longo prazo. Abaixo estão os benefícios tangíveis que você pode esperar ao investir em estratégias mais sustentáveis.


1. Acesso mais fácil ao capital

O investimento em ESG está se tornando mais popular em uma série de objetivos de investimento. Um número crescente de investidores de impacto, estão buscando alinhar seus investimentos com seus valores. Investidores institucionais, com metas de crescimento agressivas, procuram empresas bem posicionadas para o sucesso futuro.


Mesmo investidores contra riscos, como bancos e fundos de pensão, procuram evitar empresas com altos níveis de risco agudo ou crônico. Para as empresas, isso significa que o desempenho ESG pode ter um efeito significativo no custo de capital e na sua capacidade de levantar os fundos necessários.


2. Aumentando a Demanda do Consumidor

A sustentabilidade pode afetar significativamente a reputação de uma empresa de maneira positiva e negativa. Há uma demanda crescente por marcas que sejam ecologicamente corretas e que evitem controvérsias.


À medida que a atenção no mundo ESG se volta mais para as cadeias de suprimentos, haverá uma pressão maior para trabalhar com fornecedores com desempenho ESG de qualidade. Questões de sustentabilidade, como emissões de gases de efeito estufa na fabricação ou no transporte, serão refletidas para cima e para baixo na cadeia de suprimentos, tornando a administração de produtos uma área de ênfase ainda maior.


3. Risco Regulatório Reduzido

Os governos desempenham um papel significativo na lucratividade das empresas, e as empresas com impactos ambientais ou sociais negativos, são especialmente vulneráveis à intervenção regulatória. De políticas sobre precificação do carbono, a aumentos do salário mínimo e regulamentações de comércio internacional, os governos podem ter uma grande influência na lucratividade de certas indústrias.


As empresas que têm externalidades de mercado negativas sem preço – como poluição ou práticas trabalhistas injustas – correm maior risco de tributação ou regulamentações mais rígidas que podem ameaçar a lucratividade. Do lado positivo, as organizações sustentáveis podem ter mais facilidade em expandir para diferentes países ou até mesmo receber subsídios governamentais.


4. Cultura melhorada no local de trabalho

Há evidências crescentes de que as pontuações ESG estão positivamente correlacionadas com a satisfação do funcionário e a atratividade do talento. A geração millennial e os jovens que estão entrando no mercado de trabalho querem trabalhar para empresas com um senso de propósito e acreditam que o sucesso deve ser medido por mais do que apenas lucros.


Em um mercado de trabalho competitivo, os custos associados à atração e retenção de funcionários talentosos são altos. As empresas com altas taxas de rotatividade involuntária enfrentam muitos desafios: os custos de recrutamento e treinamento, os erros cometidos por novas contratações e as interrupções que a rotatividade e o aumento da produtividade podem causar aos principais parceiros e clientes. Ter uma proposta ESG forte e bem articulada pode ajudar a manter seus funcionários engajados e leais – e garantir um fluxo saudável de talentos de primeira linha.


5. Significativas economias de custo

Embora as empresas raramente busquem a sustentabilidade com o objetivo direto de reduzir seus custos, melhorar a sustentabilidade pode ser uma decisão financeira forte por seus próprios méritos. Fontes de energia renovável, como solar e eólica, já estão

abaixo do preço dos combustíveis fósseis, e um contrato de compra de energia (PPA) pode fornecer energia limpa e barata com investimentos iniciais mínimos do comprador. Muitas empresas de tecnologia se beneficiaram muito com esses acordos para alimentar seus centros de dados.


Outras empresas perceberam economias ao tentar limitar o desperdício de água ou adotar uma abordagem de economia circular. Nem todo investimento ESG se paga sozinho, mas a economia de custos em combinação com os outros benefícios desta lista, pode ser suficiente para tornar um investimento positivo. Investimentos que ignoram a sustentabilidade – como uma usina de energia a gás natural ou uma fazenda que requer irrigação pesada – podem se tornar ativos ociosos se uma empresa não estiver planejando no horizonte de tempo correto.


Comece a colher as vantagens da sustentabilidade e da liderança ESG


Um dos argumentos mais fortes para investir em ESG é que você terá que fazê-lo de qualquer maneira. A regulamentação está virando a esquina para empresas públicas listadas e grandes empresas privadas. Por que não colher os frutos ao agir mais rapidamente?


Muitos dos investimentos necessários levarão tempo e dinheiro para serem gerenciados antecipadamente, mas renderão dividendos no futuro. Mostrar liderança em sustentabilidade é ótimo para sua reputação e mostra que você é uma organização com visão de futuro. É difícil ser totalmente sustentável, mas se você for uma das poucas empresas selecionadas que estão fazendo um progresso significativo nesse sentido, a recompensa será muito maior.





10 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page