top of page
Foto do escritorAmanda Petzinger

Simplificando os relatórios de emissões: como estar preparado para o mandato de escopo 3 da SEC

Atualizado: 30 de ago. de 2022



Nos últimos anos, as empresas em todo o mundo sentiram uma pressão crescente para divulgar dados Ambientais, Sociais e de Governança (ESG) para satisfazer os investidores e várias partes interessadas internas e externas. Hoje, a tendência de relatórios obrigatórios está acelerando - mais recentemente divulgada na versão de 21 de março de 2022 da regra proposta da Comissão de Valores Mobiliários (SEC) dos EUA que obriga o relatório de certas emissões de Escopo 3 seja registrado por uma empresa que não seja pequena (SRC).


De acordo com a regra proposta, as empresas afetadas precisariam relatar as emissões materiais do Escopo 3, ou relatar as emissões do Escopo 3 cobertas pela meta de redução de emissões de gases de efeito estufa (GHG) da empresa. A preocupação entre os líderes de sustentabilidade e ESG é a complexidade e dificuldade de calcular as emissões de Escopo 3, que são produzidas por entidades e atividades fora das operações e controle corporativo. Na verdade, os tipos de emissões de Escopo 3 com os quais as empresas mais lutam, também têm o maior impacto no clima.


Por que o escopo 3 é tão intimidante?


As fontes de emissões do Escopo 3 não são propriedade de ativos operacionais (Escopo 1) nem usadas para sistemas de energia (Escopo 2) . Eles são periféricos às principais operações das empresas relatoras e incluem atividades upstream e downstream.


O que é a divulgação do escopo 3?

Fonte: Airbus.com


O mero pensamento de lidar com o Escopo 3 pode ser avassalador. Persistem equívocos sobre a dificuldade de realizar uma triagem de Escopo 3, mas ainda assim é um empreendimento significativo. Existem 15 categorias distintas de dados de emissões de Escopo 3, e as empresas que assumem isso (para relatórios ESG voluntários ou relatórios obrigatórios no futuro) não devem apenas determinar quais categorias se aplicam, mas também capturar e compilar dados para cima e para baixo na cadeia de valor para determinar a pegada de carbono geral da organização.


Categorias de Emissões de Escopo 3


  • Categoria 1 – Bens e serviços adquiridos

  • Categoria 2 – Bens de capital

  • Categoria 3 - Atividades relacionadas a combustível e energia

  • Categoria 4 - Transporte e distribuição ascendente

  • Categoria 5 – Resíduos gerados nas operações

  • Categoria 6 – Viagens de negócios

  • Categoria 7 - Deslocamento de funcionários

  • Categoria 8 - Ativos arrendados a montante

  • Categoria 9 - Transporte e distribuição a jusante

  • Categoria 10 – Processamento de produtos vendidos

  • Categoria 11 – Uso de produtos vendidos

  • Categoria 12 – Tratamento de fim de vida dos produtos vendidos

  • Categoria 13 - Ativos arrendados a jusante

  • Categoria 14 - Franquias

  • Categoria 15 - Investimentos


Para categorias como viagens de negócios e deslocamento de funcionários, a coleta de dados não faz muita diferença. Mas essas categorias também constituem um impacto mínimo nas emissões gerais do Escopo 3 para a maioria das empresas. A maior parte das emissões do Escopo 3 está vinculada a bens e serviços adquiridos – uma categoria que está no topo dos processos de coleta de dados complicados e tediosos.


Quais fontes de emissões de escopo 3 você deve priorizar?


Lidar com as emissões do Escopo 3 — não apenas para relatórios, mas também para definir e cumprir metas de GHG significativas e realistas — começa sabendo onde concentrar sua atenção e esforços.

  • Faça uma avaliação de triagem do que é relevante e importante para as operações da sua empresa. Você também precisará ter uma resposta sobre por que está respondendo às categorias selecionadas. Dada a amplitude e a complexidade de uma avaliação do Escopo 3, você provavelmente precisará consultar especialistas para garantir que a avaliação seja precisa e completa.

  • Foco em fornecedores de Nível 1. Se você lançar a rede muito amplamente para capturar todos os dados possíveis do Escopo 3, você correrá o risco de dupla contagem de emissões.

__________

As empresas de consultoria ambiental, como o Antea Group, são especializadas em ajudar as empresas a entender seu impacto, operar de forma mais sustentável e tomar medidas significativas para proteger o clima.


Para obter ajuda com avaliações de triagem de Escopo 3 e relatórios de emissões, entre em contato com o Antea Group hoje.

_____________


Coleta de Dados e Relatórios do Escopo 3: Como Fazer Funcionar a Longo Prazo


A chave para tornar o Escopo 3 gerenciável e bem-sucedido é ter os meios para simplificar e agilizar a coleta de dados e relatórios. Para empresas que operam amplamente, mesmo globalmente, isso significa ter ferramentas que facilitam a coleta de dados de fontes diversas e o cálculo de emissões com precisão.


Os recursos mais essenciais do Escopo 3 podem ser habilitados digitalmente com facilidade. Esses incluem:

  • Uma ferramenta de triagem que pode ajudá-lo a entender as categorias relevantes do Escopo 3 com base no que é aplicável para cada setor da indústria

  • Coleta automática de insumos brutos, com emissões calculadas usando fatores de emissão padrão global

  • Um portal de fornecedores com meios para pesquisar fornecedores para insumos de sustentabilidade (ou seja, dados de uso) e garantir a consistência de cálculo em toda a cadeia de suprimentos

  • Calculadoras detalhadas para as categorias mais comuns do Escopo 3 (por exemplo, bens e serviços adquiridos, bens de capital)

  • Uma maneira de documentar cálculos off-sheet (via consultor ou uma ferramenta de terceiros, como o Avaliador do Escopo 3 do Protocolo de Gases de Efeito Estufa) e agregar para produzir uma pegada de emissões única para a empresa


Muitas empresas, incluindo aquelas que contam com as ferramentas digitais Benchmark ESG® Sustainability Reporting e Supplier Portal, vêm calculando as emissões do Escopo 3 há anos. Novas inovações digitais, desenvolvidas em colaboração com usuários de software e parceiros especialistas, em breve oferecerão métodos adicionais de melhores práticas que podem fazer o cálculo das emissões do Escopo 3 ainda mais fácil.


Atenda à crescente demanda por dados de emissões de escopo 3... com uma facilidade surpreendente


Gerenciar o Escopo 3 não precisa ser intimidador ou esgotador de recursos. As organizações habilitadas digitalmente podem eliminar as cargas, erros e lacunas usuais em seus processos de coleta de dados e relatórios, enquanto aproveitam as oportunidades nos dados para melhorar o desempenho operacional, a sustentabilidade e os resultados de negócios.


Dada a urgência da ação climática, a pressão de investidores, partes interessadas e reguladores só se intensificará. Agora é a hora de equipar sua empresa para relatórios de emissões de Escopo 3 eficientes e confiáveis ​​e, no processo, encontrar maneiras de minimizar os impactos ambientais em toda a sua cadeia de valores.


8 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page